O mercado financeiro revisou novamente suas projeções para a economia brasileira, de acordo com os dados divulgados no Boletim Focus nesta segunda-feira (9). A estimativa para a inflação oficial (IPCA) em 2024 subiu para 4,84%, reforçando as preocupações com o descumprimento da meta de inflação não apenas neste ano, mas também em 2025.
Projeções para a Selic
Em relação à taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 11,25% ao ano, os analistas também ajustaram suas expectativas para 2024. Pois, a projeção passou de 11,75% para 12%, isso nos mostra uma postura mais cautelosa do mercado em relação ao cenário inflacionário atual.
A decisão final sobre a taxa de juros será anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que se reúne nesta terça e quarta-feira para o último encontro do ano. A expectativa predominante é de que a Selic seja mantida em 12% até que novos sinais sobre o comportamento da inflação sejam observados.
A decisão do Copom nesta semana será acompanhada de perto por investidores e economistas, devido seu impacto direto nos custos de crédito, investimentos e no cenário macroeconômico de 2024.
Aviso: As informações apresentadas neste site são de caráter informativo e educativo. Não constituem recomendação de investimento, análise financeira, ou consultoria profissional. Recomendamos consultar especialistas antes de tomar decisões financeiras ou de investimento.
© 2024 FocoFinanças. Todos os direitos reservados.