As criptomoedas são moedas digitais que utilizam a tecnologia de criptografia para garantir segurança nas transações. A mais famosa é o Bitcoin, mas existem muitas outras, como Ethereum, Litecoin, XRP, entre várias. Essas moedas são descentralizadas, ou seja, não são controladas por governos ou bancos centrais, e as transações são registradas em uma tecnologia chamada blockchain.
Criptomoedas podem ser usadas para comprar produtos e serviços, mas são mais conhecidas como investimento. Seu valor costuma oscilar bastante, pois são influenciadas por fatores como regulamentação, demanda e avanços tecnológicos.
Para comprar uma criptomoeda, escolha uma exchange confiável (é como uma “corretora” para criptomoeda), e crie uma conta. Deposite dinheiro via PIX, transferência ou cartão, e selecione a criptomoeda desejada (ex.: Bitcoin, Ethereum, etc). Insira o valor que quer comprar, confirme a transação e deixe suas criptomoedas guardadas na exchange (“corretora”) ou, para mais segurança, em uma carteira digital (software wallets) ou, uma carteira física (hardware wallets).
1. Software Wallets (Carteiras Digitais)
Funciona como um aplicativo para celular (iOS/Android).
Permite gerenciar, armazenar e até comprar criptomoedas diretamente no app.
Existem carteiras gratuitas e pagas, suportam várias criptomoedas.
Como está conectada à internet, está mais suscetível a ataques hackers.
2. Hardware Wallets (Carteiras Físicas)
Parece um pendrive e armazenará suas criptomoedas offline, longe de possíveis ataques online.
Você precisa conectar o dispositivo a um computador ou celular para movimentar seus ativos.
É considerada a forma mais segura de guardar criptomoedas.
Geralmente são pagas (tem custo).
Aviso: As informações apresentadas neste site são de caráter informativo e educativo. Não constituem recomendação de investimento, análise financeira, ou consultoria profissional. Recomendamos consultar especialistas antes de tomar decisões financeiras ou de investimento.
© 2024 FocoFinanças. Todos os direitos reservados.